A autora em Pompéia

 

 

 

 

Cidade das festas, das orgias, das manipulações, dos encontros, do comércio, das artes, dos imperadores, Pompéia dorme e não acorda!

Junto a ela Herculano e Stabia no golfo de Nápoles, adoravam deuses Greco-romanos Apolo, Júpiter, Vênus, a deusa egípcia Isis em grande templos.

 

 

Vítimas do Vesúvio

Pompéia era uma cidade próspera, economicamente bem com a vinicultura, artesão das lãs, dos mosaicos, marceneiros, pintores, enfim, era um centro progressista.

A população não tinha a menor ideia que aquele elevado ao longe, não era um simples monte, era um vulcão que de um momento para outro, expeliu pedras a longas distâncias, cinzas e gases, matando todos que estavam em terra, deixando adormecidas por 1.700 anos as 3 cidades!

 

 

Afrescos da patrona di casa

Com as escavações do século XVIII, mostrou afrescos coloridos, mosaicos, grafites, templo de Apolo, relógio solar, taberna de Herculano, teatro, e mais recentemente escavações deixaram a mostra termas, locais como padarias, templos, mansões, sistema de água, trazida por um aqueduto há mais de 20 km de distância.

A cidade conservada apresenta um calçamento de pedras com marcas das carruagens, com pedras brancas pequenas coloridas que iluminavam a artéria.

 

 

Calçamento das ruas de Pompéia

Corpos, objetos, móveis estão para serem vistos como foram encontrados petrificados e refeitos em gesso, as pinturas e afrescos nada sofreram, mas as de madeiras queimaram.

Segundo Plínio, historiador que presenciou o fato à distância, disse que se ouvia o lamento das mulheres, choro das crianças, gritos dos homens.

Ainda podem ser vistos pinturas que anunciavam as próximas eleições, lutas dos gladiadores, murais com mulheres nuas no bordel Vico Del Lupanare e, a demonstração que a cidade era bem organizada, o que serviu de exemplos para as recentes quanto a importância do planejamento.

 

 

Casa de Venus in Conchiglia

As ruínas dão uma visão de como era a vida em Pompéia, com seus templo, edifícios públicos, fontes, átrios ajardinados das mansões com iluminação e ventilação naturais.

Os boêmios frequentavam as tabernas, mas quando do domínio dos romanos esses preferiam atos mais sanguinários com gladiadores.

À noite, havia certo glamour romântico, onde a população reunia-se numa praça sob a luz de lâmpadas a óleo.

Entre tantas descobertas após escavações, interessante verificar que havia lazer, divertimento para a população em suas termas, piscinas públicas e saunas, umas eram públicas e outras do prazer, os banhos promíscuos provados pelos afrescos nas paredes.

 

 

Rua de Pompéia

Algumas curiosidades quando da erupção do Vesúvio, foram ouvidos sons a mais de 200 km de distância em Roma e, a lama, empurrou o mar para alem de 500 metros, algumas pinturas foram retiradas e colocadas no museu Arqueológico de Nápoles.

Acredita-se que alguns prédios da cidade haviam sido destruídos em parte por um terremoto que aconteceu 16 anos antes da erupção, no caso o Fórum.

O grande teatro abrigava 5 mil pessoas, foi construído no século V A.C. no período helênico, e fora dos muros afrescos demonstram culto ao deus Dionísio (Baco).

No museu de Nápoles, encontra-se o mosaico “A Batalha de Alexandre, o Grande”, encontrado numa residência com muitas salas e jardins. Também uma estátua de bronze de um fauno dançando (um tanto deus, um tanto humano ou bode), da mitologia grega e romana.

 

 

Alexandre Magno e seu cavalo Bucéfalo, no mosaico A Batalha de Alexandre, o Grande

Assim, tentando descrever o que vemos na Pompéia encantada, pode-se acrescentar que fica 30 km de Sorrento e na periferia de Nápoles, com acesso precário e sem indicações boas para refeições.

 

 

Afrescos

 

 

Música: La Traviata

 

 

OBS.: Dados obtidos pela observação pessoal, das  divulgações e explanações dos guias locais e do Vaticano e do material fornecido pela "GLM" que programou essa maravilhosa viagem ao seu grupo de clientes.

Fotos retiradas da Net e algumas tiradas pela autora

 

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados