Plaza de Armas (Plaza Mayor)

 

 

 

 

 

 

 

Da espiritualidade dos peruanos surgida do sincretismo das crenças andinas e daquelas trazidas pelos conquistadores até nossos dias, as divindades pré-hispânicas continuam veneradas em todas as cidades, e Lima não ficaria fora do contexto. As 3.000 festas em estilo religioso com formato das povoações que dizem do agradecimento pelas graças recebidas, pedidos aos santos e alegria pela visita dos peregrinos a locais imperdíveis da cidade, dão as características do povo que habita locais do maior valor patrimonial da América do Sul.

 

Cavalos peruanos

Essas festividades existem super programadas como o Concurso Nacional do Cavalo Peruano de Passo, Feira do Livro e festa de Santa Rosa.

Um dos maiores escritores latinos Mario Vargas Llosa é peruano, reconhecido mundialmente pelo seu estilo belíssimo de redigir.

Lima é uma cidade onde é possível verificar as riquezas do país e conhecer templos, edificações coloniais, sítios arqueológicos milenares e ainda experimentar as delícias servidas nos restaurantes, bares e hotéis.

Mario Vargas Llosa

A cidade possui uma geografia sui generis, o mar do Pacífico e as montanhas Miraflores são algo de nota pelas características do relevo, um pequeno mosaico peruano indo do mar mais abaixo, e no alto às construções em escadas com lojas de renomes mundiais e restaurantes com pratos diversificados da culinária, ressaltando-se a dos pratos típicos e especiais a base de frutos do mar, além o que nos encanta as Ruínas arqueológicas.

Chamada a “Cidade dos Reis”, ali chuva não se vê, casas sem telhados, exala charme tanto na literatura como na boemia. Lima apresenta mil facetas tendo-se muito dela a se dizer e um tempero crioulo, a salsa, caracteriza o sabor da culinária peruana e na bebida uma quase caipirinha, encanta os degustadores especiais.

Peças artesanais peruanas

O que chama atenção em todos os cantos que percorremos é o colorido apresentado nas peças artesanais nos mercados, feiras e ruas com suas barraquinhas. O principal é a sua população sempre afável, sorridente, tendo nos braços um carneirinho ou llama e outros os trazem junto a si por uma corda acompanhando-os para uma foto com turistas.

Praça Ovalla em Miraflores

No bairro Miraflores, na praça central Ovala, convivem os músicos, pintores, vendedores de flores, vagabundos e na Huaca Pucillana mostra construções entre 700 e 200 A.C.

Huaca Pucillana

No centro da cidade está a Praça Maior com construções imponentes da era colonial, incluindo-se a catedral onde estão os restos mortais de Pizarro, o Conquistador a quem os incas consideraram ser um deus ao ali chegar.

Uma parada interessante é no Parque do Amor, onde está uma escultura de um casal beijando-se ou fazendo amor. Eles eram motivados nas esculturas em pedra e barro a manifestarem esse lado romântico.

Meu grupo de viagem ma Parque do Amor

Os museus de Lima apresentam um patrimônio cultural invejável com seus objetos arregimentados nos próprios locais onde encontravam-se. Podemos citar o Rafael Larco Herrera, com mais de três mil anos de um Perú pré-colombiano e 40 mil peças, aí está uma sala com peças em arte erótica. O museu de La Nación revela a história do Perú.

No museu do Ouro há peças desse metal e outros nobres como prata e de têxteis, reveladores da cultura do norte do país.

Museu do Ouro

Há em Lima a Ponte dos Suspiros construída no século 19, com visão para o Pacífico e uma feira com comidas típicas. Concorrido é o espetáculo de danças folclóricas no La Candelaria, um restaurante que apresenta grupos com suas características próprias e das suas regiões (ver vídeo em anexo).

Para suas compras a loja de departamento existente em todos os bairros é Sagafalabella, de origem chilena ao estilo El Corte Inglês e as feiras artesanais, Gamarra e Polvos Azules. Em várias ruas e praças que dão o charme especial estão as de tecidos e lãs sempre multicoloridos e com suavidade, vendidos nos mercados e magazins.

Sagafalabella

Em destaque na confecção desses produtos estão as mulheres de origem inca.

Há em Lima locais imperdíveis como o parque da Muralha antiga construção de defesa da cidade, as igrejas tanto das praças centrais como as demais, os conventos e o parque as Reserva e Circuito Mágico da Água, estilo neoclássico, terminado mais recentemente com treze fontes que oferecem belo espetáculo de músicas, cores, luzes, imagens... é o maior complexo de fontes do mundo em um parque público.

Circuito Mágico da Água

Assim descrevendo Lima, creio pode o futuro visitante percorrer locais interessantes, sempre pedindo o auxilio nos hotéis para taxis que são baratíssimos (cinco solis) vale mais que o real, e ou um guia que levará com mais facilidade percorrer as ruas, para dirigir-se aos locais importantes lá existentes.

Ponte dos Suspiros

 

Retornar para VIAGEM À VIDA E HISTÓRIA DO PERU

 

Ir para CUZCO... MACHU PICHU... TRADIÇÃO MILENAR

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.agralhaazul.com.br/viagemperu/viagemperu.htm

http://www.agralhaazul.com.br/viagemperu/cuzco.htm

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados