Carnaval cusquenho

 

 

 

 

Falar de tradições, prometer que não esquecerei de algo importante que vi é temer que a memória falhe.

 

Cidades são como nós.... tem uma identidade única.

 

Cuzco pelos avanços alcançados pelos antigos peruanos nas ciências, nas artes, causa assombros até nossos dias, isso em pleno século XXI, continua a revelar tesouros que dizem do seu passado e detalham seu futuro.

 

Dizemos que paralelamente a história contida no ar, fazem de Cuzco uma das mais sedutoras cidades do mundo.

 

Cobrindo-se de brilhos durante o dia por um sol presente, sair às ruas ou ir até a Praça das Armas, é saber que no entardecer tudo ali veste-se garbosamente debaixo das luzes suaves amareladas que iluminam as escadarias e as fachadas incrivelmente belas da catedral e da Companhia de Jesus.

 

 

Plaça de Armas

 

Como capital mística do Império Inca, não poderia deixar de ser Patrimônio da Humanidade, pois conserva muralhas, paredes em pedra que revelam o potencial do povo chamado... filhos do sol.

 

Com monumentos e relíquias históricas, percorrer pelas ruas é recordar dos mitos e lendas que ouvimos ou conhecemos.

 

 

Manco Capac

 

Estar nessas cidades de altitudes elevadíssimas nos Andes, é uma experiência quiçá inesquecível, pois a chamam de umbigo do mundo andino!!!

 

Há uma lenda de como essa cidade foi fundada, séculos XI ou XII. Dizem que quando o primeiro inca Capac obedecendo uma ordem do Deus Sol, escolheu onde hoje é Cuzco mas que somente com Pizarro foi realmente concretizada.

 

Saindo da cidade encontram-se parques temáticos como Sacsayhuaman com pedras imensas de até 9 metros de altura e 350 toneladas de peso, onde eram realizados cultos ou os chamados banhos incas Tambomachay isso como um culto à água.

 

 

Parque Sacsayhuaman

 

O Vale Sagrado dos Incas com um cenário fantástico... envolto pelas montanhas muito azuis com jardins floridos, terraços para cultivos e, aquele perfume dos pães assando em forno de barro (os pães são um espetáculo à parte sempre crocantes, quentinhos, deliciosos).

O orgulho é mostrar ao visitante as plantações de milho, seus povoados, construções incas.

 

 

Vista do caminho para Machu Picchu

 

Chegar em Machu Picchu é como flutuar no espaço, sem colocar os pés no chão, ou apanhar as nuvens que bailam por entre as montanhas!!! É um mundo a parte, um mundo encantado, intacto, ali a história permanece em cada pedra, em cada centímetro... aqui tudo tem sentido e a palavra místico é ali entendida.

 

A admirável geografia de Machu Picchu é como que estar num complexo geográfico com as mais ricas manifestações culturais e históricas jamais sonhadas.

 

 

Machu Picchu

 

Olhar para toda aquela riqueza natural em sua amplitude e magnificência é temer dizer a verdade porque lá tudo tão preservado, exótico porque ali está aquilo de mais natural que existe, sem que houvessem mudanças pelas mãos humanas!

 

Descrever o magnífico monólito que se ergue 300 metros acima de Machu Picchu verticalmente é realmente difícil representar com palavras. Para subir até lá a caminhada é de uma hora e meia, mas a visão da Cidade Sagrada é motivadora.

 

 

Monólito de Machu Picchu

 

Em seu cimo há ruínas incas. Aí ressalte-se que deve haver bom preparo físico, se tiver problemas com pressão melhor ficar admirando até onde nos sentimos bem para apreciar tanta beleza.

 

Há algo interessante a ressaltar nesse local é no que tange as pedras que recortadas com um pequeno obelisco observavam as variações da luz solar ao longo do ano.

 

A posição no alto confronta todas as montanhas que circundam Machu Picchu... maravilha isso!!!

 

No chamado Mausoléu Real, as pedras esculpidas formam um nicho mais parecendo uma tumba e conforme a hora do dia o local recebe luzes.

 

 

Mausoléu Real

 

A pedra no Templo Del Condor foi esculpida para honrar essa ave andina.

 

Um local muito visitado chama-se Templo de Las Ventanas, janelas em espanhol que dá uma visão fantástica de todo o sitio e daí esse nome onde se vê a Praça Sagrada abaixo com as altíssimas montanhas ao fundo... é maravilhoso isso tudo, acreditem.

 

 

Templo de Las Ventanas

 

Há uma construção redonda a única em todo o complexo com pedras encaixadas de forma que fazem subir uma torre. Quando do solstício do inverno, a janela recebe a luz do sol conduzindo até uma pedra central chamam de Templo do Sol.

 

Já o chamado Templo principal, com três janelas é o símbolo de Machu Picchu, e a simetria é tão perfeita que não pode deixar de chamar a atenção.

 

Saindo-se de Cuzco para chegar a esse sitio arqueológico, há uma combinação de trem e ônibus.

 

 

Trem para Machu Picchu

 

Por que ali tudo causa espanto, admiração, curiosidade, porque ficou por mais de 400 anos escondida entre as montanhas e florestas.

 

Como centro de observação astronômica era um retiro do inca Pachacutec com duas grandes áreas, uma para agricultura, uma urbana, destacando-se os templos as praças e mausoléus reais. Eram construídas de forma tão perfeita que espanta.

 

Nessa página falar de Macbhu Picchu é cair no receio de esquecer detalhes tão importantes como foi nossa viagem até lá.

 

Espero que as fotos falem mais que as palavras e que realmente passem a emoção que tivemos em lá estar.

 

Voltando à cidade mãe Cuzco, ela é a capital arqueológica da América e com prédios históricos, templos incas, igrejas desse povo e acima das pedras onde oravam, os espanhóis construíram suas igrejas e assim não afrontaram aqueles a quem preferiram juntar-se e respeitar suas crenças e hábitos.

 

A Catedral da cidade iniciada no século XVI foi erguida sobre as fundações do templo inca homenagem a Viracocha. O interior dessa catedral é de uma riqueza inimaginável e indescritível.

 

 

Catedral de Cuzco

 

Nesse complexo religioso existem capelas e importante acervo da arte cusqueña, onde o sincretismo das tradições indígenas com as cristãs aparecem nas pinturas, nos altares, nos bancos com uma figura ou divindade inca que representa a Terra.

 

O povo peruano é muito religioso por isso voltados á missa onde frequentam constantemente e oram nas capelas laterais da catedral, onde existe o maior sino sul-americano.

 

Como relatei anteriormente, os jesuítas aproveitavam as construções em pedra fantásticas dos templos incas e acima deles construíam suas igrejas, seus prédios, palácios, museus.

 

Algumas ruas no centro histórico há uma mescla incahispânica sobre fundações de antigos palácios incas encaixadas como um quebra-cabeças e ali ergueram-se prédios com traços coloniais e ai vemos a genialidade inca no talhar as rochas encontradas também encravadas em muros.

 

 

Ruela de Cuzco

 

Em viagens o que aguça o interesse do turista é o que comprar ou levar de presente. Assim vamos esclarecer quanto as roupas de lã.

 

Evite as de lhama porque pinicam e não são duráveis, ao lavar encolhem.

As alpaca mais refinadas, macias, quentes e duráveos (não confunda com as que oferecerem e são de carneiro).

 

A vicunha bem cara é uma lã fina, visual marcante, mas o animal está sendo preservado, sua caça é ilegal, e de difícil domesticação.

 

 

Vicunha

 

Quanto as demais compras a cada passo há uma variedade incrível de ofertas em objetos artesanais, tapetes, blusas de lã, cerâmica, jóias em ouro e prata, mas são caras.

 

A alimentação nessa cidade é variada como já explicado sobre o Peru, evite o cuy aquele animal pequenino o porquinho da índia que vem com a cabeça e não se tem coragem de pedir essa iguaria para muitos.

 

No demais muitos vegetais, legumes, carnes, com alho, tomates, cebola, temperos e cheiros verdes e molho sour soy, além de frutos do mar em profusão!!!

 

Se quer saber como ir até Machu Picchu darei um breve relato.

 

O trem parte cedo da estação de São Pedro... São de três tipos... um de luxo, um panorâmico e o convencional. Levanta-se antes do nascer do sol. Todos os hotéis servem o café da manhã antes da cinco.

 

No trajeto admira-se a beleza do Vale Sagrado, suas, plantações, as montanhas, e na Vila das Águas um ônibus que em 30 minutos sobe até a cidadela de Machu Picchu.

 

Daí começa a caminhada a pé por 3 horas até as ruínas do que ficou escondido por séculos, sendo descobertas quando um garoto levou um americano explorador até umas pedras encobertas pelo mato e ali um paraíso perdido foi revelado ao mundo que incrédulo ainda desconfia se verdadeiro o que vê ou se é algo irreal ou até extra terreno.

 

 

Beleza de Machu Picchu

 

Lá estando ficamos pasmos em querer saber como a cultura inca conseguiu chegar a astronomia, á engenharia, a lavouras num sofisticado sistema de irrigação, com reforços caprichosos na combinação das pedras e gramíneas, casas e templos, tudo bem acomodado no topo das montanhas e com enigmas como o por que dos esqueletos humanos encontrados eram a maioria de mulheres?

 

 

Esqueleto humano

 

Com todo cuidado encerrarei essa descrição sobre um Peru que ainda muitos não dão o devido valor. Para isso, temos de ter a audácia do condor, a alegria dos passarinhos, a curiosidade das crianças e a candura dos anjos!

 

 

Autora e mulheres do povo

 

 

 

 

Viagem com a GLM Turismo.

Fontes:

Anotações das  explanações do guia

Leitura dos folhetos de propaganda de culinária e passeios

Diálogos  com descendentes dos Incas

Livreto oferecido pela operadora

Observações pessoais

 

 

 

Retornar para LIMA... A CAPITAL PERUANA

 

Retornar para VIAGEM À VIDA E HISTÓRIA DO PERU

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados