Mapa da Colômbia

 

 

 

 

 

 

Sempre que participo com um grupo de amigos de um pacote turístico, no retorno registro em meu site, aquilo que vi, observei, me contaram, analisei e participei.

Mesmo que não se possa ir a todos os locais indicados, e há pessoas que não entendem isso, acham que numa viagem estaremos em todos os pontos interessantes de uma c idade.

Isso seria impossível, mesmo que levássemos dias só para essa investida. Assim, procuro ser sucinta e descrever de maneira clara aquilo que considerei importante relatar.

A Colômbia surpreendeu-me nas cidades em que pisamos...

 

Rua de Cartagena

 

Parece existirem certos preconceitos quando falamos ir a um país sul americano... somos todos vizinhos, com problemas semelhantes, soluções difíceis de resolver, mas principalmente em Cartagena e Bogotá, vimos total segurança em caminhar tarde da noite pelas ruas estreitas e muradas de Cartagena e nas avenidas largas e bonitas com lojas de grifes mundiais em Bogotá.

A Colômbia tem características únicas na América do Sul, pois é banhada por dois oceanos... o Atlântico e o Pacífico. Limita-se com os países caribenhos e, como equatorial, lá existem na realidade duas estações... o período das chuvas e do verão, tudo determinado pelos ventos alísios, pela umidade e altitude.

Sua característica também é ter luminosidade constante com igual quantidade de horas diurnas e noturnas.

 

Ilha Crab Gay

 

Na sua formação, possui terras sobre o Caribe, desertos, montanhas, bosques úmidos, neves permanentes na serra Nevada e Santa Marta, pântanos, savanas, além das praias de águas cristalinas azul turquesa de indescritíveis belezas e ilhas paradisíacas.

Em Cartagena os corais em pequenas ilhas e mangues ofereceram material para que no passado se erguesse uma muralha ao redor da povoação, hoje um centro turístico e patrimônio da humanidade.

 

Cordilheira dos Andes

 

Como a cordilheira dos Andes é considerada a mais extensa do planeta, possui características que também a diferenciam, com altitudes superiores a 5.300 m, imensos planaltos, cânions e vales amplos.

Por isso relatado, ou seja, neves perpétuas, bosques andinos úmidos, aridez, pântanos, terras produtivas, criam faixas térmicas onde a população é mais concentrada.

Na região onde uma serra entra no oceano forma baías e enseadas, zonas de selva, importantes biodiversidade se verifica.

 

Râ Flecha Venenosa

 

Há umas ilhas afastadas da costa, verdadeiros santuários de fauna e flora, e, onde baleias vindas do sul do Pacífico estão sempre presentes.

Na Colômbia há diferentes elementos naturais, incluindo-se a Amazônia, com planícies, selvas, imenso banco genético de vegetais, animais, abrigando redutos indígenas que revelam o passado dos seus iguais e conservam toda a cultura e forma de vida dos antepassados.

Uma visita aos museus em Bogotá nos deixa perplexos pela suntuosidade e beleza do que lá há exposto.

Um dos fatores que concorrem para que no país existam facilidades para hidrelétricas é a sua formação geográfica acidentada, com grandes rios como o Amazonas e Orinoco, além da qualidade quanto a água potável.

 

Cafezais colombianos

 

Há grandes produções no que tange a agropecuária, e o mais importante vegetal no momento é o café que se cultiva na cordilheira, famoso pela qualidade dos grãos e do sabor, além de outro produto exportado que são as flores mais especificamente as rosas, cultivadas nos planaltos. As culturas elevam-se a dois e três mil metros de altura.

Poder-se-ia perguntar... e o subsolo? Sim, lá existem riquezas. Citamos as minas de carvão, como uma das maiores fontes de renda.

 

Mina de carvão em Guajira

 

A maior do mundo a céu aberto, Guajira, deixa a Colômbia bem relacionada no ranking mundial de produção e exportação, desejando os investidores chegarem a mais de 100 milhões de toneladas projetando-os numa faixa mais próxima dos primeiros exportadores da atualidade.

Por todos esses fatores, mais o acordo governamental com grupo guerrilheiro recentemente, deixa o pais numa situação privilegiada quanto ao crescimento de 4 por cento ao ano.

A convivência pacífica com lideres oposicionistas, fazem com que a população viva com alegria, tratando os visitantes de maneira cortês, tendo esperanças reais para um futuro promissor, visto que também a metade da população colombiana é de jovens com menos de 25 anos.

Quanto ao profissionalismo, a concorrência é considerada elevada tanto quanto a dos países do primeiro mundo e aí ressalta-se a valorização da mulher.

Considera a ONU que pela diversidade de raças, o seu povo é composto por pessoas com inteligência acima da media, trabalhadores, hospitaleiros, com riqueza cultural e alto nível educacional, como mostra o percentual que 95 por cento da população alfabetizada.

Por lá o que norteia a atividade econômica é influenciada pela topografia da região.

Para termos uma ideia de como são essas atividades, citaremos que Bogotá por estar num planalto fértil dedica-se à atividade leiteira, ao cultivo de flores, é uma cidade moderna, ativa, e, Medelín situada no centro de um vale rodeado por montanhas, possui regiões agrícolas e exploração mineral, alem, dos têxteis e confecções. Cali num vale, sede de multinacionais, é produtora da cana de açúcar, havendo ainda nas regiões costeiras portos modernos e privatizados.

 

ônibus de Bogotá

 

O meio de transporte de Bogotá é cópia do usado na cidade de Curitiba, com caneletas especiais, ônibus mais parecendo mini trens que em grande quantidade, circulam e em poucos segundos de diferença, não deixam pessoas em filas nos terminais.

Como fonte de energia usadas, as gigantescas reservas de gás natural leva a quase todas as residências e por acordos, exportará esse bem à Venezuela. Um passo importante para o transporte sub-regional de gás a países vizinhos.

A Colômbia tem na arqueologia uma história milenar e ainda conta com testemunho indígena existente em muitas localidades.

 

Museu do Oro em Bogotá

 

A conservação de blocos monolíticos que representam deuses e guerreiros e dos complexos funerários com câmaras subterrâneas, nos dizem ao visitar o Museu do Ouro em Bogotá toda vida pré-hispânica cuja herança está nesse museu de cultura Tayrona no bairro de Santa Marta, onde situa-se a casa de Simon Bolívar e alguns poetas famosos.

Ali estando e admirando as peças em ouro resgatadas quer no pais ou no exterior, a sua implantação, não só orgulha aos povos dessa nação mas a todos nós sul americanos, porque a riqueza na elaboração das peças, onde a tecnologia foi sendo adquirida por séculos e séculos e repassadas a gerações posteriores nos dizem da qualificação da gente que lá habitava.

 

Máscara de ouro

 

As máscaras, os adornos, os complementos tudo em ouro destinado aos deuses e aos caciques ainda hoje encontra-se quando da construção civil, pois no cavar para alicerces os bens enterrados junto aos corpos dos mortos, são recolhidos.

Sabe-se que várias culturas, doze mais acertadamente, habitaram o território antes da conquista espanhola, dizendo do alto nível de desenvolvimento que alcançaram.

 

Muiscas e suas cerâmicas

 

Podemos citar os muiscas, agricultores, exímios ourives e oleiros que legaram verdadeiros tesouros pelas suas formas de culto quando das cerimônias de coroação do cacique como chefe supremo. Estes num ritual próprio, eram adornados da cabeça aos pés com peças em ouro, levados numa balsa ao centro de uma lagoa, acompanhado pior sacerdotes.

Isso tudo deu origem aos mitos do “El Dorado” que a nossa história também registra, caso das minas de esmeraldas.

 

Mito do El Dorado

 

Peças em ouro, pedras preciosas são encontradas além do museu do Ouro, no Banco da República, no Museu Arqueológico, na Casa do Marques de San Jorge e no Museu Nacional, isso em Bogotá e em outras como o Museu Quimbaya em Armênia, Museu da Cultura Tayrona em Santa Marta e no Museu da Cultura Sinú em Cartagena além das galerias e lojas que vendem réplicas das maravilhosas coleções de peças colombianas criadas pelos grupos indígenas de elevado nível para a época.

 

Museu Tayrona

 

Hoje o governo compra peças encontradas quando das escavações para a construção civil.

Isso tudo leva a nós brasileiros perguntar... temos um Museu do Ouro ou de Pedras Preciosas no pais?

Em nossas terras houve a exploração do ouro e até movimentos revolucionários apareceram com desagradáveis consequências, por todos conhecida... e as igrejas ainda são as únicas que mostram o fausto e luxo que existia na elaboração de peças religiosas, altares, púlpitos, portais, paredes, cúpulas... entre outras...

O que chama a atenção na Colômbia é o cuidado em levar os pequenos, os estudantes, as famílias, os visitantes até os locais que contam uma história rica, preservada, e reabilitada para um mundo que ainda vê os povos sul americanos como de terceiro mundo...

Lá não os vemos como tal... mas sim como nós, explorados pelo capital externo que levam as riquezas que nosso solo produz e nada oferecem em troca, apenas reerguem suas nações, e não se pode declinar nomes, nem quais e como, com a palavra nossos dirigentes de todas as épocas.

Quem morou ou mora no norte brasileiro tem muito a revelar sobre o que se vai pelos nossos solos, mares e ares!!!

 

Indigenas da Colômbia

 

 

 

Visite as outras fases dessa viagem
 

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados