Estreito de Gibraltar

 

 

 

 

 

 

A autora no porto de Tenerife

 

 

 

 

 Navegar pelos mares, oscilar ao leve balanço do imenso navio, olhar para o céu e ter a visão aterradora de um céu todo azul profundo, encoberto por cintilantes pontos luminosos com aquele riscar o espaço das cadentes, que visão fantástica!

Assim é quando tomamos a iniciativa de fazer uma viagem, cruzando o Atlântico, tendo quase ao alcance das mãos ondas que bailam... bailam.

Na costa ao longe, aqui e acolá uma luz aparece como a dizer... estamos aqui, vem... vem!!!

 

 

Costa do Mediterrâneo a noite

Tudo é como a poesia. Só o poeta sabe o que sente, o que vê, onde muitos dizem... nossa é tudo uma grande fantasia... ele diz... é uma grande obra da natureza... um Universo a ser descoberto a cada segundo, a cada momento...

Só os insensíveis não param para contemplar um amanhecer, ou, um entardecer!

Assim, navegando ao som do tchuá... tchuá das águas verdes do mar no casco da embarcação, chegamos a Santa Cruz de Tenerife, costa da África.

Foram dias de repensar na vida, nos posicionamentos, nos amigos e suas manias e modos de relacionarem-se entre si.

Também momentos de observação das condutas das pessoas quando fora do seu meio social, como que se não estivessem sendo observados e, alguns até meio ridículos pelas posições que certamente não teem em seu habitat e meio familiar... parece um fugir do cotidiano e fazer o que sempre desejaram.

Ai está a vantagem de um cruzeiro fora dos padrões de uma viagem de ônibus ou de avião, de trem e outro, cansando no carregar malas e sacolas, dos saguões imensos dos aeroportos sem pessoal para as cadeiras especiais... é mais um cansaço e aborrecimento que aquela distração pretendida.

Falar de Tenerife, a ilha vulcânica de belezas, dos golfinhos e baleias, se vistos de um catamarã, ou mesmo estar num submarino nas águas de San Miguel, é só emoção a par de emoções.

Percorrer a ilha naquele subir e descer as encostas sentindo o cheiro de um mar chamado Mediterrâneo, é gostoso demais.

Dos mirantes naturais temos uma ilha toda aos nossos pés, num abraçar carinhoso que só o turista sabe dar.

Daí se vê lagunas, santuário de Cristo, tudo aliado a degustação de pratos especiais da região.

 

 

Parque Nacional lãs Cañadas Del Teide

O Trekking no Parque Nacional lãs Cañadas Del Teide, entre pinheiros e eucaliptos, montanhas e paisagens vulcânicas, ou de teleférico subir assim na montanha mais alta da Espanha.

O passeio no centro da cidade é ir pela Praça Espanha linda, que dá acesso ao centro comercial agitado e procurado pelos compradores do mundo todo.

O casario é de rara beleza, onde palacetes foram construídos com balcões interessantes e raros.

Tenerife tem praias procuradas pelos europeus e um parque aquático maior da Europa o de La Cruz.

Falar em Teide é lembrar do vulcão!!! 

 

 

Mercado em Casablanca

 

 

 

 

Cidades e lugares são como pessoas, dizem, possuem alma e vida.

Percorrer a cidade antiga e a moderna é encarar uma cultura do local com a do ocidente.

Chamam a cidade antiga de Medina, e, visitar as praças os locais governamentais dos dirigentes reais, as mesquitas e depois fazer uma degustação num restaurante típico é tudo de bom.

 

 

Mesquita em Casa Blanca

Fez , cidade mais ao longe, é a guardiã das tradições e herdou a cultura árabe-andalusa. Rica em mesquitas, fortalezas, palácios, portais, merece ser visitada e admirada.

Outro passeio a ser aqui relatado caminhar por Rabat. Capital administrativa de Marrocos, tem o mausoléu do rei Mohammed V, celebrações religiosas e outras atividades de fé no decorrer dos dias.

Entenda-se que Casablanca é a capital econômica do Marrocos, e Rabat a política .

Percorrer Casablanca com suas largas avenidas com palmeiras altíssimas, projetadas pelos franceses quando da ocupação, é quase pensar estar em um canto de Paris.

Como metrópole repleta de atrações, com passado e presente convivendo harmonicamente, só resta procurar um restaurante típico, degustar sua rica culinária saborosa com calma e, ao som de uma boa musica, ver e encantar-se com as dançarinas do ventre.

Vi algo interessante nesses passeios...as piscinas naturais à beira do mar, face a orla não possuir areias, com pedras e mar revolto, difícil nelas procurar um mergulho... assim, imensas piscinas são procuradas pelos banhistas, com serviços gastronômicos bem estruturados.

Deve-se atentar para as roupas a serem usadas em alguns locais e nas mesquitas. 

 

 

Marselha

 

 

 

Chegando em Marselha, fomos recebidos pelo mau tempo, vento, chuva e frio.

Procuramos os serviços do tour em ônibus panorâmico, mas impossível ficar no piso superior. Isso dificultou avistar a Cidade de forma mais simpática.

Porém, com o decorrer das horas, o tempo foi amainando e, pudemos realizar o passeio pelo porto antigo, fortes, catedral, palácios, procurando no comércio os cremes e loções famosos no mundo inteiro.

 

 

Marselha vista pela janela do quarto do hotel

Ali, parece estar a alma da cidade com seus aromas e sabores . Nessa circular em Aix-em-Provenc, foi descobrir essa realidade encantadora.

Não conseguimos ir a Avignon, terra dos papas e patrimônio da Humanidade... com suas igrejas e história.

Uma cidade fundada pelos romanos, consta nos quadros de Van Gogh, onde arte e magia aparecem em Arlés, centro da Provance.

Também de Saint Remy, ligada à Nostradamus, o discutido vidente amigo do clero que, sentado em uma cadeira de bronze, previa o futuro das cidades e dos homens que mais tarde, fizeram parte da história universal, tão controversas suas previsões, até os dias atuais.

Assim, deixamos Marselha, cidade de povos e civilizações milenares, com sua catedral de Nossa Senhora da Guarda no alto de uma colina, avistada até onde alcança nosso olhar!

 

 

La Albufera em Valência

 

 

 

 

Falar de Valência seria para mim fácil, visto adorar essa cidade, incrustada em solo espanhol de rara beleza.

Estivemos por duas vezes nessa localidade, uma mistura de sonhos e realidade, de magia e encantamento, de curiosidades encontradas a cada passo que se dê.

Em outro PPS, em meu site a Gralha Azul, já descrevi sobre Valência, onde coloquei tudo que de bom lá vi e gostei.

Nesse cruzeiro, nos limitamos eu e minha amiga, em fazer um tour em ônibus turístico, avistando a cidade e seus arredores.

Com monumentos espetaculares, construções antigas e modernas, parques, praças de encher os olhos, Valência apresenta calçamentos da maior beleza em mármore.

Passar pelas pontes que cruzam algumas avenidas centrais, é observar arte e cultura local.

Sua culinária especializada nos frutos do mar, tem no cardápio variedades em sabores e colorido.

Ir a um local onde se apresentam dançarinos com seus sapateados e guitarras, é de calar!

Caminhando pelo centro comercial, encontra-se o Mercado, interessantíssimo, rico em tudo que é ligado à gastronomia. Pessoas locais e do mundo todo, buscam condimentos, temperos, ervas, para a culinária variada e rica, tão em evidência atualmente essa arte... do cozinhar!

Passando-se pelas ruas, praças, chama a atenção as estátuas vivas, os quadros humanos, tudo com arte, beleza, demonstrando a cultura e tradição do seu povo.

 

 

Igreja da Sagrada Família de Gaudi - Barcelona

 

 

Terra de um dos maiores arquitetos conhecidos na face da Terra, Antoni Gaudi, a cidade abriga suas mais importantes obras .

Assim, locais Patrimônio da Humanidade, levam o turista a visitar essa cidade, ver bairros como Sagrada Família, ruas e praças, palácios bairro gótico, La Rambla e seu mercadão La Boqueria.

A cidade de Gaudi, onde esse mestre realizou obras das mais significativas como a igreja Sagrada Família, Casa Batlió, e tantas outras, melhor mergulhar num passeio em ônibus que para nos locais mais importantes.

Majestosos monumentos dos séculos passados, obras geniais modernas, históricas, culturais, tradição e podemos dizer ser Barcelona o microcosmo de toda Espanha.

Apreciar a gastronomia, o Palácio da música catalã, bairro gótico, La Rambla, não se pode esquecer de um mergulho na montanha de Montserrat e seu Monastério Beneditino.

Deixando essa parte linda de uma Espanha encantadora, navegamos rumo a Itália, precisamente Savona, nosso ponto final de um cruzeiro de luzes, brilhos, cores, músicas, danças, festas, belezas, encantamentos que só o Costa pode nos oferecer!

 

 

Passeando pelas avenidas de Barcelona

 

 

 

Ir para:

 

COSTA DO BRASIL

 

COSTAS AFRICANAS E EUROPÉIAS

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados