Quando a noite começa a surgir, muitas recordações vêem à minha mente.

Lembro da minha cidade, Curitiba aquela onde nasci, cresci, fui educada, estudei e me formei.

Foram muitos anos de estudos, todos dedicados à formação daqueles que buscam seu desenvolvimento integral. Fiz especializações de ensino dos especiais, aperfeiçoamentos para todos os níveis, pós graduação, avaliação psicopedagógica e tudo que pudesse nos levar ao conhecimento.

Ser profissional da educação não quer dizer que ter atitudes titulação de professor isso só não basta... são necessários conjuntos de atitudes, posturas, e centenas de outras aptidões.

Gostar de crianças, da juventude por si só não bastam para que se possa dizer... sou professor... tudo passa além das raias da compreensão, das renúncias, da abnegação, dos estudos, dos sacrifícios e até o abafar as vontades de gritar bem alto para que todos ouçam... Está tudo errado.

O mundo gira a velocidades estratosféricas e a educação e o ensino estão a passos de tartaruga e nenhuma mudança vemos para que hajam esperanças para a erradicação do analfabetismo, a melhoria da formação da pessoa preparando-a para um mundo novo, vamos viver em outro planeta quiçá, outra galáxia.

O que vemos são... crianças invadindo escolas, rompendo portões colocando algemas nos mestres, ferrolhos e cadeados nas portas... qual a liberdade de reivindicar com atitudes assim insanas?

E os apoios para atitudes assim vem de quem deveria orientar, acompanhar, esclarecer, pois a formação de alguém começa no lar e vai pela vida toda.

Agora repensando em tudo que leio, ouço e vejo não só pela mídia, tristemente concluo que tudo projetado e agora motivo de rebeldias já nasce superado, falecido... a tecnologia invade nossos espaços e pasmos deduzimos que pouco sabemos.

Somos reféns de uma modernidade que está não nas mãos dos adultos, mas das criancinhas que com seus dedinhos céleres vasculham celulares, tablets, computadores e nos ensinam o básico que para nós é em muitos casos, um bicho sem cabeça.

 Com racionalidade vamos debater reformas fundamentais e drásticas, com currículos onde realmente forneçam à sociedade profissionais capazes, questionadores, criativos, irreverentes mas que com seriedade exponham seus conhecimentos técnicos e científicos , experiências vivenciadas e pontos de vista.

Que falta estão fazendo as Escolas Normais, verdadeiros núcleos preparatórios para a formação de um professor que acalanta desde a mais tenra idade os pequenos ávidos em saber e continua até os bancos universitários, porque o aprendizado e o conhecimento é como o subir por uma escada... vamos alçando degrau a degrau e quando pensamos que chegamos no topo, olhamos ao redor e vemos que essa escada não tem final!!

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados