A competitividade está terrível... esmagadora... atualmente... no mundo. 

Aquele que necessita de um trabalho... tem à sua frente imensos rolos compressores.... esmagando-lhes ideais... sonhos... e conquistas tão sonhadas! 

As discussões dos educadores fixam no que se diz que a escola... deve  preparar crianças e adolescentes para a vida... 

Se recebem em casa uma educação com critérios... princípios e valores... baseados na honestidade... humildade... sinceridade... companheirismo... solidariedade... e... na escola uma educação formal com fundamentacão tecnológica e cientifica... certamente teremos pessoas preparadas para enfrentar um mundo muito mais agressivo que o de hoje... 

O que presenciamos nos lares... é uma certa acomodação... até desagregação dos preceitos tão valorizados pelas famílias... em décadas passadas. 

Dando a incumbência às escolas de formarem seus filhos.... pais relegam a ela a tarefa de ministrar ensinamentos... mas também de educar o cidadão... naquilo que seria de sua competência. 

Ouve-se muito nas reuniões de pais a célebre frase: “Professor... veja o que faz com meu filho... eu não posso com a vida dele!” 

Daí dizemos a famosa frase citada  pelos nossos avós... ”é de pequeno que se torce o pepino.” Depois de crescido e desenvolvido se formos fazer aquilo de direito... o quebraríamos... Isso ocorre com as pessoas... 

O ensinamento no lar inicia no primeiro dia de vida da criança. 

No momento em que a mãe o segura para amamentar... ou cuidar das atividades da vida diária... ela esta sendo treinada para bem saber conduzir-se na família e na sociedade... no futuro... sem traumas e desilusões. 

Há uma ideologia que o ensino religioso é arcaico... obsoleto e desnecessário à criança e jovem... afirmando-se que os dirigentes das igrejas... são pessoas desonestas e ambiciosas... 

Vejam bem... se isso fosse verdade... não teríamos políticos sendo eleitos continuamente como vemos em todas as partes do mundo... muitos desonestos... inescrupulosos... reelegem-se a cada mandato...  

Importante o cuidado da  família e escola... num trabalho conjunto oferecendo subsídios pela leitura... pesquisa... debate... troca de experiências... o que levaria certamente... todos a conviverem em paz... amor... harmonia... procurando olhar o futuro com os olhos daquele desbravador... que penetrando por caminhos mesmo que tortuosos... chega ao final como um grande vencedor! 

Vencedor pelas suas próprias buscas.... sem derrubar opositores... mas... buscando parceria... o que leva todo ser humano a poder com dignidade e confiança dizer.: “vi... vim... venci... sem arroubos de vaidades... porque ninguém é alguém... SOZINHO !!!


 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados