Um dos países mais interessantes e belos da Europa é Portugal.

Sua história inicia-se como Condado Portucalense.

Foram visitados pelos fenícios, que fundaram feitorias, mais tarde os cartagineses, celtas que misturaram-se aos nativos.

Vestígios romanos em Portugal: Ruínas de Conímbriga

Quando da invasão romana na Península Ibérica, esta deixou marcas que permanecem até nossos dias, no que diz respeito a língua, leis, religião, sabendo-se que os cristãos habitavam as Astúrias.

Mais tarde foram os germânicos, posteriormente muçulmanos, mouros e árabes.

Quando da fundação do reino de Portugal na reconquista, estes fixaram-se entre o Minho e D’ouro na Baixa Idade Média.

Portugal tem em sua história fatos marcantes, como quando um conde vindo do norte da Europa, teve com incumbência reconquistar a península, desejando a libertação do território e seu desenvolvimento. Era da família dos Leões.

A partir de 1.140, as fronteiras alargam-se indo da Barca de Alva, à Lisboa, até o baixo Tejo. Em certo período houve a união com a Espanha.

A partir do século XIV, surgem divergências entre partidários da corte e aqueles apoiadores da burguesia, além do desejo de fortalecerem um reino estritamente português, nascendo a dinastia de Avis, estes voltando os olhares para o mar, uma estratégia de expansão marítima.

Investindo em navios, marinheiros e demais profissionais náuticos, vasculhavam de Ceuta à costa da África, todo o oceano Atlântico de norte a sul, reconhecendo as correntes e os ventos, algumas passagens como para o Índico e cabo da Boa Esperança.

Castelo São Jorge - Lisboa

Com o tempo, foram levando os castelhanos para a América Central, caso Colombo, ficando livres para que Vasco da Gama chegasse às Índias.

Assim, no século XV, chegaram ao Brasil, não se importando com o Tratado das Tordesilhas. O afastaram para sempre, explorando e tomando posse das terras do interior.

Portugal até o século XVI, expandiu seu território para a África, América do Sul, Ásia e Oceania. Portugal no passar dos séculos, foi perdendo poderio mundial por vários motivos que, na somatória, enfraqueceram os reinados, caso do terremoto de 1755, depois as invasões francesas, a perda do Brasil com sua independência e a falta de investimentos na educação do povo, e nos demais itens que fortalecem uma nação.

Porém, observados esses aspectos, sua capital Lisboa com vista panorâmica para o Atlântico e mais de vinte séculos de história, continua a oferecer aspectos interessantes na cultura, que vai do Gótico ao Pós moderno, um clima agradável, praças belíssimas, bairros especiais, como Alfama e a Baixa, mantendo uma constante alegria, discordando com o lamento do seu Fado.

Bairro Chiado em Lisboa

Vindos até Lisboa num cruzeiro, pelo interesse que o turismo desperta, ver mais de perto essa cidade linda, pode-se do porto percorrer o setor histórico, a Baixa Lisboa, e em caminhada chegar até a região comercial e centro da cidade.

Aqui o elevador da Glória, com funicular, eleva-se até o Miradouro de São Pedro de Alcântara, com uma visão da cidade, onde existem igrejas importantes de estilos diversos.

Torre de Belém

Na praça onde situa-se a Torre, nos arredores de Belém, belíssima e importante construção, de onde partiam as caravelas e outras embarcações quando das conquistas e exploração, há um avião em um pedestal, que simboliza e homenageia dois importantes pilotos que realizaram um feito inédito, cruzando o Atlântico em 1922.

Homenagem à Gago Coutinho e Sacadura Cabral em Lisboa

A cidade de Lisboa apresenta construções belíssimas em estilos mouro, românico, gótico entre outros, tendo como um dos aspectos mais elogiados a cerâmica com seus azulejos sempre belos.

Casario do Porto

Partindo-se para o litoral, há verdadeiras obras de arte na harmonia das cidades com suas paisagens belíssimas, casarios tombados pela UNESCO, como Sintra, percorrendo-se as costas do oceano, uma região de incrível beleza é considerada patrimônio da humanidade.

 

 

 

Vista de Sintra

Nesta cidade, construída no século XX por um milionário, há com uma obra com profusão de simbolismos em pedras, nela há uma torre invertida, mais seria um poço com escadas chamado da Iniciação.

Cirte, Sônia e eu passeando em Sintra

Essa cidade, Sintra patrimônio tombado pela UNESCO, muito bela e antiga, oferece ao turista lojas encantadoras, com todo tipo de produtos artesanais e bordados em peças maravilhosas, além das confeitarias antigas, cujos doces folhados são irresistíveis.

Doces portugueses

Outros passeios pelo litoral como a localidade de Cascais, de extrema beleza, com casas e sobrados suntuosos à beira mar, procurados por turistas do mundo todo, devido suas águas muito limpas e mornas no verão.

A autora em frente à casa coberta de arbustos - Sintra

Voltando a Lisboa, depois de apanhar um veículo anfíbio e percorrer esses verdadeiros presépios em forma de cidades, vários passeios por mar e terra em setores impressionantes da capital, mostram um panorâmico pela praça do Comércio, do Rossio, avenida da Liberdade e demais praças.

Mosteiro dos Jerônimos

Obrigatória a parada no bairro Belém para saborear o pastel e visitar o Monastério Jerônimos, concluído em 1.601!

Escada com bordados - Sintra

Na parte náutica, o passeio é pelo Tejo, circulando por setores importantes de Lisboa.

Passeio rio Tejo

Estar em Lisboa é como um conto de fadas...

Seu artesanato português, pratos típicos, toalhas em rendas e bordados, confeitarias, danças e músicas, só nos trazem a certeza de que, herdamos dessa gente a bondade, a alegria, e o companheirismo.

Lisboa em azulejos

 

 

Ir para:

 

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados