Quadro à óleo do renomado pintor Paranaense Theodoro de Bona

 

 

 

 

Valorizar um sorriso e palavras ouvidas, apertar as mãos e dar um abraço, é saber viver e conviver.

( a autora )

 

 

 

 

 

Dizer que existe uma cidade encantadora que é capital do Paraná, e que um dos seus símbolos mais expressivos é uma das mais belas árvores que a natureza nos legou, o pinheiro, seria pouco repetir da importância fantástica que teve no desenvolvimento dessa terra que tanto admiramos

Soberano na sua altivez, cresce altaneiro cobrindo terras, vales,e campos sempre com os braços voltados e estendidos para o céu, próximos das cascatas, rios, matas, campos e montanhas, recebe o calor de um Sol radiante, envolto naquelas auréolas douradas que encantam os poetas e que brilha nas bandeiras hasteadas nos mastros da nossa terra juvenil.

O progresso exige que a administração pública revigore-se e crie novas formas de oferecer proteção à população.

Para a proteção da sociedade, um órgão foi criado, com a finalidade de investigar e combater o crime organizado e manter controle externo da atividade policial, com sanções penais pertinentes às ações praticadas, se houverem.

Assim, no Estado do Paraná, em 1994 uma entidade foi instalada sob a designação inicial de Promotoria de Investigação Criminal, com ações na área criminal e reformulada em 1997 com caracterizações que existem até nossos dias.

Anos mais tarde, houve mudanças na denominação, tornando-se Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em 2007

O que orgulha não só os paranaenses, mas brasileiros de todo o território nacional é o trabalho eficiente que desenvolve essa Instituição com reconhecimento também no âmbito internacional

Não podemos deixar de destacar que obteve autonomia institucional em 2012, sendo ligado ao Procurador Geral de Justiça.

 

Dr. Leonir Batisti

A coordenação atual está a cargo do Procurador de Justiça Dr. Leonir Batisti, que em entrevista esclareceu que o grupo de operações é composto por promotores, policiais militares e civis, outros profissionais ligados à Fazenda Estadual e Secretaria de Segurança Pública.

Ressalto que todas funções de investigações miram desvios de conduta dos agentes públicos, de políticos, dos próprios membros da sua estrutura administrativa com ênfase à vertente dos grupos e organizações criminosas.

Para que seus membros possam iniciar um trabalho investigatório, dependem das denúncias de pessoas, dos anônimos, e daquelas de caráter próprio.

Tudo é de maneira enfática e sistemática e que objetivos são alcançados pelas estratégias utilizadas, pelo empenho de todos no cumprimento do dever .

A sociedade precisa conscientizar-se que todo processo na justiça muitas vezes é longo e demorado, mas a finalidade é punir culpados e não inocentes.

GAECO dentre suas atribuições específicas sabe e entende que a sociedade necessita não só da proteção que lhe é oferecida, mas que os envolvidos no crime organizado ou não, recebam punições por seus atos criminosos não só contra o patrimônio público, mas de toda a sociedade.

GAECO, é sim respeitado pela persistência, pela competência, pela transparência e por tudo que vem desenvolvendo.

 Além das funções relatadas , outras têm destaque tais como: preocupações com problemas inerentes à saúde, meio ambiente, idoso, a portadores de necessidades especiais, à criança e ao adolescente, indígenas, ao consumidor, incluindo-se os direitos constitucionais e humanos, e, á cidadania, tudo para que vigore uma sociedade livre, libertária e soberana.

 Diante de tudo aqui exposto, esclareço que o foco principal desse texto,foi enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelo GAECO, do Estado do Paraná.

Dizer que mesmo aquelas nuvens que passam em nosso céu muito azul, possam parecer negras em alguns momentos, na verdade espraiam-se, pela confiança que nos inspiram aqueles homens e mulheres anjos, sem asas, que nessa terra dos pinheirais, acordam com os clarins da madrugada, com o badalar dos sinos das igrejas e com o reboliço irreverente dos passarinhos!

 

Cataratas de Foz do Iguassú

 

 

 

Gralha Azul

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados