Praça Vicente Machado - Araucária

 

 

 

 

 

Em nosso país, haviam comemorações especiais em datas importantes, quer fossem ligadas ao civismo, ao patriotismo, como a outras, que homenageavam certas categorias caso Dia do Soldado, da Primavera, da Árvore, da Libertação dos Escravos, e, aquelas especialíssimas como Sete de Setembro, Proclamação da República, Tiradentes, e tantas e tantas.

Nós quando alunos ou profissionais na educação, tivemos o privilégios de fazer parte e até criar as alegorias especificas a cada programação festiva sendo com desfiles muito bem elaborados ou outras manifestações cívicas.

Na nossa infância e adolescência, quando em estudos no Instituto de Educação do Estado do Paraná, era a maior alegria participar dos desfiles e demais comemorações, caso plantio de árvores nas praças centrais de Curitiba como Osório, Tiradentes e outras... onde há uns pinheiros que lá plantei e olho com orgulho...

Instituto de Educação do Paraná - Curitiba

Eu era escalada a declamar ou enaltecer a primavera, a natureza e desde aquela época já gostava de escrever e por isso era indicada para tal feito o que hoje sei era uma grande honra entre tantos colegas talentosos.

Nos desfiles era o maior orgulho ter nas mãos um mastro e uma bandeira a tremular quando garbosas passávamos pelas ruas centrais da cidade e éramos aplaudidas pelo povo que também prestava sua homenagem a datas tão significativas.

Passando da fase de estudantes e agora participantes das organizações dentro das instituições educacionais, continuamos com nosso espírito de patriotismo, de respeito às instituições nacionais, estaduais e municipais.

Sendo assim, quando exercendo cargos junto ao magistério, era de uma dedicação extrema participar dos desfiles festivos nas cidades onde residíamos.

Uma das que mais exerci atividades nesse campo das comemorações foi na cidade de Araucária, onde os desfiles eram sempre majestosos, brilhantes e apoiados pela população.

 

Brasão de Araucária

Na realidade dentre os dezessete anos que exerci a direção da Escola Dias da Rocha com muito orgulho, alguns ficaram na memória dos colegas e ex alunos, pois foram de rara beleza.

Citarei aqui um, onde resolvi extrapolar em arrojo, para que nossa escola fosse mais uma vez elogiada pelos temas que iria explorar entre os diversos pelotões de alunos.

Meu compadre Vicente Knopik possuía um Gordini... carro pequeno mas muito cobiçado á época.

Gordini

Conversando com ele e sua esposa que era professora, a Luiza, falei... que tal compadre se pudéssemos construir um barco, uma caravela portuguesa para o desfile?

Vicente era habilidoso na montagem de cenários na UFPR e comprou minha sugestão... mas e onde e como armar essa caravela? E ele... – no meu Gordini.

Colocaremos proteção e forraremos com laminados... estava lançada a milagrosa operação.

Fomos em busca de outro amigo senhor Reinaldo Pinto, que era araucariense criativo e foi quem idealizou as velas e as pintou com cruzes de malta... como vemos na foto.
 

 

Foto da nossa caravela

Ficou algo de tirar o fôlego numa época em que não tínhamos conhecimentos das técnicas hoje utilizadas nos carros alegóricos dos carnavais e demais eventos.

Tenho muito orgulho de tudo que foi feito e agradeço aos familiares desses dois cidadãos que citei e presto hoje essa homenagem infelizmente póstuma ao Vicente Knopik e Reinaldo Pinto!!!!

Por tudo dito e escrito, confesso... quando o barco iniciou a descer da praça Vicente Machado para a rua Dr. Victor do Amaral, parecia que o Atlântico estava com ele... suas velas balouçavam ao vento e as ondas que pintadas no casco imitavam as verdadeiras, era um espetáculo...

Grandioso espetáculo... que lindo... nossa que é isto...e muitas exclamações ouvia-se!

Coitado do meu compadre Vicente... dentro do Gardini segurando todo o peso nos freios numa descida forte, suava mas ali... firme... quase o motor do Gordini fundiu uiiiiiii!!!

Mas ai está a foto do nosso barco... sinto não termos outras esclarecedoras para que os araucarienses daqueles dias recordem e os atuais pudessem constatar aquele fenomenal desfile patriótico na cidade de Araucária!!

 

 

 

Bandeira do Paraná

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados