Ao ser convidada para ir à China com um grupo de amigas, de início não considerei boa a idéia.

Por ter estudado no passado a História Universal, aprendi que seu povo legou ao mundo grandes invenções, que proporcionaram importantes avanços para a humanidade.

Porém, pelas divulgações da mídia sobre a situação do país, do seu povo e seu regime de governo, não me animavam.

Com prós e contras, resolvi ir, dado o apoio das filhas que consideravam ser uma viagem diferente de todas que eu já fizera.

A China nos é apresentada com uma cara diferente do que realmente é. Erroneamente pensávamos, viver com as características de um período feudal, com um povo sofrido sem direitos, apenas com deveres.

Certo que ali, ainda há limites para a população, altamente responsável, respeitosa às regras, normas vigentes e tradições.

 

 

HALL DO RENAISCENCE CAPITAL HOTEL

 

Com uma cultura rica, a modernidade a faz equiparar-se às grandes nações do mundo.

Entre uma China Imperial e uma China capitalista, com cidades moderníssimas, altíssimos prédios e largas avenidas floridas, nos faz ter encantamentos e passar a admirar aquele povo educadíssimo, com resquícios de humildade, sem ufanismos.

 

 

CIDADE PROIBIDA

 

Orgulham-se sobremaneira da Cidade Proibida e da Grande Muralha, em Pequim, do exército de soldados em terracota da cidade de Xian.

 

 

A GRANDE MURALHA

 

Todo desenvolvimento chinês, nos leva a deduzir que, aquele mar de bicicletas e os riquixás, carrinhos que inundavam as ruas puxados por um homem a pé, tendem a desaparecer, deixando de ser usados pela população, porque passaram com a melhoria da renda familiar, a buscarem bens de consumo tão utilizados no mundo afora, os automóveis.

 

 

RIQUIXÁ, HOJE PEÇA DE MUSEU

 

O país tem como marca uma tradição religiosa fortíssima, com templos preservados que são mostrados com orgulho para todos que visitam as cidades.

 

 

MONTE EVEREST

 

Uma das suas características é em relação à paisagem, com um relevo variadíssimo. O Monte Everest, o mais alto do mundo, regiões de desertos, planaltos como do Tibete, são admirados pelo resto do mundo, além de um clima também interessante, indo do subtropical, ao tropical, e ao glacial.

 

 

URSO PANDA

 

São ufanistas quando falam do urso panda, que consideram um tesouro nacional.

Quanto a religião, sabemos que na atualidade, são ateístas ou sem ela e alguns estudiosos, ligam ao fato do regime ser comunista. Uma pequena percentagem da população é de budistas e muçulmanos.

 

 

ARRANHACÉUS DE BEIJING

 

Sua capital é Beijing, a Pequim para nós, famosa pela cultura, por seus projetos de construções moderníssimas, por abrigar a Grande Muralha, que na realidade são várias construídas para conter os mongóis, segundo as pesquisas.

A China exerce atração para investimentos vindos do exterior, gerando um crescimento econômico altíssimo, maior ou equiparado ao dos chamados Tigres Asiáticos.

Por todos os avanços sociais que ocorre no país, ele ainda mostra autoritarismo, forte violação aos direitos humanos, criticado pelos países do Ocidente, por apresentar uma política de independência no trato com as demais Nações do Mundo.

Pelas críticas que sofrem, governantes da China não se dizem socialistas ou comunistas, mas capitalistas.

 

 

OVO - TEATRO MUNICIPAL DE PEQUIM

 

Para por em prática um programa de reurbanização de Pequim para os Jogos Olímpicos, foram investidos bilhões de dólares. Orgulham-se dela a par da cidade proibida, da reforma do Templo do Céu, do chamado Ovo, confeccionado em placas de titânio, vidro e mogno do Brasil, e outros aspectos da construção civil.

 

Para explicar sobre a Cidade Proibida, basta lembrar que ali estão conservados as mais antigas e importantes construções, quanto ao aspecto cultural ou artístico. Ali residiram mandatários das dinastias Ming e Qing de onde governavam a maior população do Universo.

 

 

CIDADE PROIBIDA

 

Ao se falar na gastronomia, eles riem se perguntamos se comem escorpiões, aranhas, cigarras, entre outros tantos quitutes estranhos ao nosso paladar e costumes. Dizem rindo ser para atrair turistas. Não vimos ninguém comendo um sequer!

Espanta as lojas de departamentos, os shoppings com riquíssimas lojas de roupas, sapatos e bolsas de grifes famosas. Aí nada barato.

Turista comedido olha, passa, e diz... Ai... como sou pobre! Como meu salário é pequeno! Isso não é para meu bico!

 

 

TEMPLO DO CÉU

 

O Templo do Céu é considerado um local sagrado porque o Imperador celebrava rituais importantes duas vezes ao ano. Os guias fazem o maior empenho para que entendamos seu arraigado orgulho por essas tradições que nunca imaginam abandonar.

O interessante citarmos aqui sobre o Templo, é pela sua forma de construção quadrada e redonda, porque o chinês considerava o céu redondo e a terra quadrada. Daí a base dele ser quadrada.

 

 

JARDIM IMPERIAL

 

Num imenso jardim imperial, está o chamado Palácio de Verão do Imperador, ali eram realizadas as recepções, há as residências do pessoal da corte, os templos e áreas de lazer, as casas da mulher preferida e das concubinas.

 

 

PALÁCIO DE VERÃO DO IMPERADOR

 

Esse passado é venerado até os dias atuais pela população e mostrada aos visitantes com muito orgulho pelos chineses. Eles preservam a sua história, a sua cultura, as artes, religiões, tradições, sendo seu passado fascinante para eles.

 

 

HUTONG

 

Por serem apreciados pelos turistas, os chineses revitalizaram os “hutongs” (becos com casas antigas de mais de 300 anos), que valem muito, algumas mais de um milhão de dólares.

Alguns moradores as transformaram em pousadas e quando vendem é a preço de ouro. São consideradas verdadeiras relíquias.

Pequim, podemos dizer que além da Muralha, da Cidade Proibida, do Palácio de Verão, do Ninho do Pássaro, possui belezas entre os seus dois mundos... um do passado de histórias e um presente moderníssimo.

 

 

NINHO DO PÁSSARO

(ESTÁDIO CONSTRUIDO PARA AS OLIMPÍADAS)

 

Pequim encanta pelo bom gosto dos altíssimos e modernos prédios para a classe de operários, classe média e alta.

Com largas avenidas floridas, abriga pontes elevadas de muita beleza.

 

 

Próxima cidade - XIAN

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados