Quadro de Theodoro De Bona - Cacique Tindiquera indica o local da fundação de Curitiba


Decidi declarar ao mundo que resido numa cidade linda, chamada Curitiba que na língua guarani quer dizer, muitos pinhões...

Assim, a posição de defensora incondicional de sua população resulta do respeito à miscigenação de várias raças, várias culturas, homens e mulheres destemidos, que no passado compartilharam as terras com os habitantes que aqui encontraram.

Eram os Tinguis da Nação Tupi-Guarani, tão bem representados nos quadros de um dos maiores pintores paranaenses, Theodoro De Bonna.

Sabemos que povoadores escolheram um local indicado pelo cacique, fixando-se num planalto onde cultivavam grãos para sua subsistência e paralelamente criavam gado.

Imaginemos como seria a vida daqueles aventureiros há centenas de anos, onde as matas dos pinheirais cobriam o solo fértil, e a gralha azul reinava absoluta em seu trabalho de fincar o pinhão na terra úmida, surgindo assim mais árvores, hoje conhecidas como símbolo do Paraná.

A cidade recebeu várias denominações como Nossa Senhora dos Pinhais de Curitiba, depois, Curitiba.

Uma curiosidade digna de registro diz que até a segunda década do século XVII, aqui haviam apenas 220 residências e o comércio envolvia produtos como a erva mate e a madeira.

Interessante que a então vila foi tendo um crescimento moderado e a população não ultrapassava os 6 mil moradores, sendo assim um povoado pequeno, ocupado pelos Bandeirantes que se fixaram à procura do ouro.

Tropeiros vindos de Viamão (RS), cruzavam os campos e serras, em caminho para Sorocaba (SP).

Anos mais tarde, dado seu desenvolvimento, Curitiba foi elevada a capital, passando a receber a partir da emancipação política núcleos de imigrantes europeus como alemães, poloneses, italianos, ucranianos, e terminada a Guerra Mundial os japoneses, expandindo sua influência na região sul com o surto do ciclo do café do norte pioneiro e no oeste com a agricultura.

Nossa cidade que aniversaria no dia 29 de março, tem algumas curiosidades dignas de relato... “como sendo a segunda cidade fora da Polônia com o maior contingente de pessoal de origem polaca. A Primeira, segundo o Google, é Chicago (EEUU), além de ser a única a ter seu nome escrito nesse idioma... Curytyba”.

Aqui vivemos numa bacia formada pelos sedimentos conhecidos como Guabirotuba, a 900 metros acima do nível do mar num planalto com clima caracterizado por inverno rigoroso e úmido.

Considerada pelos maiores tablóides do mundo como uma Cidade cosmopolita, a melhor em qualidade de vida do país, a sétima mais populosa.

Curitiba faz parte da região metropolitana com 26 cidades também prósperas que abrigam as maiores fábricas de automóveis do mundo, uma cidade Industrial fantástica que em nada lembra aquela humilde povoação em anos nem tão longínquos.

Orgulha-nos em ser sede da primeira Universidade do Brasil criada em 1912 por ilustres paranaenses, possuir reduzidíssimo percentual de analfabetos, abrigar escolas de teatro, museus, bibliotecas no centro e uma em cada bairro, os chamados Faróis do Saber.

Bom ressaltar os parques maravilhosos que circundam a cidade ou no centro onde são preservados locais indescritíveis, com bosques, matas e lagos.

Os maravilhosos pássaros que tanto lembramos nas nossas poesias, são mais uma das belezas que encantam a nós habitantes como aos turistas.

Seus ninhos recheados de ovinhos estão escondidos entre os galhos dos arvoredos, quanta beleza!

Jamais poderia deixar de relatar os famosos restaurantes do centro e dos bairros como Santa Felicidade de origem italiana, onde os jantares são regados com bons vinhos e com acompanhamento de tábuas de queijos e salames.

A harmonia dos corais e a alegria dos componentes dos grupos folclóricos são algo que não se pode deixar de registrar, pois anualmente reunem-se no Teatro Guaira para o festival grandioso de músicas, danças, com roupas multicoloridas e luxuosas, onde as tradições são mostradas e admiradas.

Parabéns minha querida “CIDADE SORRISO”

PÉROLA PRECIOSA DO MEU PARANÁ!


 

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados