Um dia... observando uns periquitinhos que diariamente vêm até meu jardim... atrás dos coquinhos adocicados da palmeira... fiquei a pensar... como a natureza é pródiga... oferecendo às aves... os nutrientes que necessitam para seu dia de aventuras pelos ares!

Com certeza elas contribuem com o plantio de muitas espécies de árvores.

Inacreditável a capacidade de algumas espécies... em saber dividir os espaços com as demais... sem conflitos ou agressões!

Assim como os seres humanos... algumas são mais lutadoras e batalhadoras... vão atrás do que almejam... ou seja... procuram uma árvore para seu ninho... para seu descanso... alimento... e... como na fábula da formiga e da cigarra... o dia todo estão a voar... alimentando filhotes... construindo ninho... catando pequeninos bichinhos... ou cantando!

Para mim... as aves são exemplos para que copiemos no nosso dia-a-dia.

Muitas delas são pais amorosos ao extremo.

Respeitam a casa dos seus semelhantes!

Mas... vez ou outra... vemos cenas de abuso... onde uma ave espertinha... apropria-se de um ninho já pronto e lá fica... como se fosse a proprietária...

Esses dias no jornal da televisão... vimos uma coruja acomodar-se toda faceira no ninho de um casal de pássaros... de nada adiantando a gritaria que fizeram... para espantar a atrevida coruja... invasora!

Sem querer polemizar... com os humanos acontece isso...

Agora convenhamos... e aqueles que possuem uma propriedade invadida... como será passam a pensar?

Será que são os culpados das chamadas injustiças sociais... tão propaladas atualmente... ou seria melhor os governantes... dedicarem as imensas quantias para propagandas do que acabam nem realizando... apenas tudo no papel... em projetos... e construirem moradias que pra mim... seria a prioridade para... excluídos?

Se todo ser humano... tivesse sua habitação... mesmo modesta... mas com toda infra-estrutura... com certeza não teríamos crianças nas ruas... sem escola... sem cuidados!

O homem saiu das cavernas indo em busca de um abrigo... que não o deixasse sofrer com as intempéries do tempo... e protegido dos animais ferozes.

Daí minha indignação contra promessas em épocas eleitorais... quando cada candidato diz fazer verdadeiros milagres em defesa do povo... mas faz sim... vocês sabem em favor de quem... e o círculo vicioso continua... a história nos legou exemplos disso tudo há centenas de anos!

Vejam vocês o joão-de-barro que gracinha! Leva o barro na construção de sua moradia... e abertura dela... evitará que as chuvas dos próximos meses e ventos... façam seus filhotes sofrerem...

Que linda é a natureza... não?

Aqui no meu jardim... há uma árvore que nunca deixa de florir... porém há um rancoroso beija-flor... pequenino que só ele... quando ali está a sugar a seiva das flores... ninguém se atreve a chegar perto!

O careta vai pra cima... fazendo uma gritaria que até levo sustos!!! Mas é só ele voar para outro local... uns periquitinhos vêm nos galhos... e ficam a andar pra lá e pra cá... logo se vão!

O que será pensam?

Com certeza não são uns egoístas... pois a palmeira onde eles pousam... tem quatro cachos carregadinhos de cocos... porém não espantam outras aves ali vêm pousar... porque sabem... não vão ali... morar!

Mas diz um ditado... quem não berra... não é... lembrado! Seria uma solução?

Penso que não!!!

Está na hora de irmos atrás dos nossos direitos de cidadãos... de uníssonos pedirmos respeito... e cumprimento às Leis vigentes... que são tripudiadas a cada instante pelos poderes... indistintamente!

Nossas Leis são boas... só falta cumpri-las!

O mundo vai sofrer grandes transformações... não pela ação do trabalho dos homens... mas pelo que destroem da Natureza... e daí... certamente... ela vingar-se-á... de forma tão brutal... que dizimará milhões de pessoas nos anos vindouros... e... certamente... as gerações que virão... terão exemplos claros da ação da mão destruidora... dos homens!

Talvez procurem conviver em maior harmonia e equilíbrio... porque saberão respeitar a energia... a força e o poder dela sobre tudo na Terra!

Mas vejam vocês o que está acontecendo na região norte.

Continuam os madeireiros e pecuaristas a dizimarem a floresta... pois seus objetivos são a especulação e o financeiro... para eles a nação e o povo que se ferrem...

Dias destes na TV... um especialista explicando que o satélite detectou um aumento de 15 por cento nas queimadas na Amazônia... no dia seguinte... pasmem... um político falador... que não pode ver um microfone... dizia que diminuiu em 15 por cento.

Para confirmar o que todo brasileiro que lê e vê já sabe... final de semana... apareceram filmagens da destruição da mata norte nos locais destinados a assentamentos... mas sem uma casa sequer... apenas caminhões e balsas... transportando enormes toras de madeiras de lei...

Vem um madeireiro flagrado... dizer que vão construir escolas... estradas... hospitais... o céu!

E o responsável por quatro assentamentos... sentadão... barba por fazer... e uma prancheta nas perrnas... anotando a madeira... hahaha!!! Seria para que???

Mistérios... lá se vai o esboço dos fantasmas vulgares... presentes nas cenas mais tristes... que o olhar dos seres vivos pode presenciar...

A falta de caráter... de amor ao solo em que nasceram... vivem na trajetória da ignorância... e incapacidade de serem verdadeiramente... seres humanos... são os incógnitos... incapazes de vislumbrar o amanhã... que certamente não está tão distante como pensam!!!

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados